Servidores zeram consumo de copo descartável e uso de papel em secretaria do Fórum - CONEXÃO NOTÍCIA - Wellington Marques

Últimas

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 11 de junho de 2019

Servidores zeram consumo de copo descartável e uso de papel em secretaria do Fórum


Uma iniciativas simples, mas que gera economia de recursos para o Poder Judiciário. Os servidores da Secretaria Judiciária de Primeiro Grau de Fortaleza III (Sejud III), do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), decidiram cuidar do meio ambiente de forma concreta e a iniciativa deu muito certo. Realizaram a campanha “Por um mundo mais sustentável” e conseguiram zerar o consumo de copo descartável e uso de papel no organismo.
Desde o ano passado, segundo a assessoria de imprensa do TJCE, por sugestão da diretora do setor, os servidores empreenderam o desafio. A ação, que parecia ousada no início, só foi possível com a adesão de todos os funcionários da sala, que fizeram pequenas mudanças para adaptar a rotina de trabalho sem os dois insumos mais importantes no dia a dia do Judiciário cearense. Por meio de debates e reuniões, a equipe traçou a meta de reduzir, aos poucos, o uso desses materiais e os números chegaram a zero no mês de outubro.
A iniciativa começou em junho de 2018, há exatamente um ano, quando a diretora da Secretaria, Renata Sales, fez levantamento do número de copos descartáveis usados no setor para fazer um novo pedido e se surpreendeu. “Percebi algo diferente. Eu me assustei quando vi que consumíamos muitos copos descartáveis por mês. Era a Semana do Meio Ambiente de 2018. Sentei com a equipe e pedi a ajuda deles, nós precisávamos fazer alguma coisa para solucionar aquilo”.
Hora das canecas
Após a constatação, os servidores que compõem um grupo de aproximadamente 25 pessoas, pensaram em uma alternativa para diminuir o uso de copos. “Foi aí que surgiu a ideia de trazermos canecas de casa. Os servidores realmente aderiram e essa foi a parte mais interessante: cada um foi trazendo um objeto diferente, customizado, que remetia a algo simbólico e afetivo. O mais bacana de tudo é que algumas pessoas presentearam outras que não tinham o objeto em casa, despertando muita generosidade e cumplicidade entre os membros da equipe”, acentua a diretora.
O grupo do WhatsApp da Secretaria também foi essencial para a formação da consciência coletiva dos servidores. Todos os dias, os colegas de trabalho compartilhavam entre si informações sobre os riscos causados pelo plástico no meio ambiente.
(Foto – TJCE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas