Sobral irá sediar evento nacional sobre educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2019 - CONEXÃO NOTÍCIA - Wellington Marques

Últimas

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Sobral irá sediar evento nacional sobre educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em 2019


Nesta terça-feira (27/11/2018) o prefeito Ivo Gomes receberá em Sobral o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Prof. Dr. Ildeu Moreira junto com uma comitiva formada por membros e pesquisadores da entidade. O objetivo é confirmar a cidade de Sobral como sede em 2019 de um evento da SBPC sobre Educação que irá reunir palestrantes, pesquisadores, professores e estudantes de todo o país.

“A cidade de Sobral foi escolhida pelo seu destaque histórico em Educação, mas também pelos recentes e atuais avanços e conquistas no cenário nacional e internacional com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) e os novos currículos de Ciências, afirma Moreira.” O evento ocorrerá no primeiro semestre do próximo ano e atrairá participantes de todo o Brasil.

Hoje pela manhã o Prof. Ildeu esteve reunido em Fortaleza com um grupo de instituições que irão apoiar e participar do evento em 2019, dentre eles estavam presentes o Secretário de Educação do Município de Sobral, Prof. Herbert Lima, o Secretário Estadual de Educação do Ceará, Roger Mendes, o Reitor em exercício da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, a presidente regional da SBPC no Ceará, Claudia Linhares, o Presidente da AUFC/UFC, Ênio Pontes, além de outros participantes.

A comitiva segue nesta segunda-feira à tarde para Sobral onde além da agenda com o prefeito, conhecerá os principais pontos da cidade em que o evento será realizado, tais como auditórios, espaços públicos e o setor hoteleiro. A previsão é que o evento reúna mais de mil participantes.   

Sobre o Prof. Dr. Ildeu de Castro Moreira
Doutor em física pela UFRJ, ele é professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências da UFRJ. Realizou estágios de pesquisa na França, na École Polytechnique e na Universidade de Paris VII. Trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), história da ciência, em particular história da ciência no Brasil, e comunicação pública da ciência. Foi chefe do Departamento de Física Teórica do Instituto de Física (UFRJ) em 1987. Foi editor científico da revista Ciência Hoje (1988/96) e membro de comitês editoriais de diversas revistas científicas e de divulgação. Em 2010 foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico, classe de Comendador – Personalidade Nacional. Foi Diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI (2004-2013). É membro do Conselho da SBF (2015-2019) e do Conselho Superior da CAPES. Em 2014, recebeu a condecoração Menção Honrosa Rio Negro do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (IMPA) e o Prêmio Mercosul de CT – Integração de 2014 (com equipe). Recebeu o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do CNPq em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas