Fortaleza recebe 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade - CONEXÃO NOTÍCIA - Wellington Marques

Últimas

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Fortaleza recebe 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade


                                                                                                          Aconteceu na manhã deste domingo (21), em Fortaleza, a 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade. A ação foi coordenada por cirurgiões, educadores físicos e profissionais multidisciplinares associados à Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) que trabalham nas diferentes cidades do Brasil.
No evento foram promovidas orientações para diagnóstico de sobrepeso e obesidade. A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.
O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, conta que a iniciativa quer estimular a prática de atividade física nos pacientes bariátricos e na população em geral. “É uma Caminhada pela saúde e pela qualidade de vida”, afirma Marchesini.
De acordo com o presidente do Capítulo da Sociedade no Ceará, Dr. Rodrigo Babadopulos a obesidade é um grave problema e que boa parte da população cearense sofre com a doença. A obesidade ultrapassou 50% da nossa população. A maioria da nossa população está acima do peso e nós temos para uma a cada cinco pessoas tem obesidade”.
Pesquisas mostram que o Brasil como o 5º no ranking mundial da obesidade. A doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). Os dados são do Ministério da Saúde.
Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes. O sobrepeso e a obesidade tem origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares. Ao desequilíbrio na balança, soma-se a vida sedentária.
Com informações G1-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas