Deputada Aderlânia Noronha destaca campanha Outubro Rosa na Assembleis - CONEXÃO NOTÍCIA - Wellington Marques

Últimas

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Deputada Aderlânia Noronha destaca campanha Outubro Rosa na Assembleis


A deputada Aderlânia Noronha (SD), participou na manhã desta terça-feira (30) da sessão ordinária na Assembleia Legislativa em comemoração aos 10 Anos do Movimento Outubro Rosa no Brasil. A campanha Outubro Rosa, movimento internacional voltado à conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

A parlamentar aproveitou a ocasião para reivindicar melhor estrutura e suporte às mulheres com o objetivo de reforçar a prevenção, uma vez que o diagnóstico precoce proporciona melhores chances de cura.
O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Depois do câncer de pele não melanoma, responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Segundo estatísticas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), 57 mil novos casos devem ser registrados no Brasil em 2016.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, apontam que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados proximamente. No Ceará serão mais de 2 mil casos e as pesquisas alertam para aumento de casos graves de câncer.

“O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura, desde que o paciente procure ajuda precocemente. Não adianta apenas fazer o autoexame, é preciso procurar ajuda. Eu detectei nódulos em meu seio, mas só busquei apoio médico oito meses depois, o que resultou em um tratamento muito mais doloroso e invasivo”, testemunhou a parlamentar.

O Ministério da Saúde, recomenda alguns procedimentos básicos para prevenir a doença, como o autoexame, consultas médicas regulares, mamografia após os 50 anos, adoção de hábitos saudáveis e amamentação a longo prazo.

Alguns sinais podem ser detectados pelas próprias mulheres, como caroços fixos, endurecidos, e, geralmente, indolores; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, além da saída espontânea de líquido dos mamilos.

Histórico Outubro Rosa
O movimento teve início nos Estados Unidos na década de 1990 com ações isoladas e depois foram propagadas em todo o mundo. A primeira iniciativa no Brasil aconteceu em São Paulo, no dia 02 de Outubro de 2002 quando o Obelisco de Ibirapuera foi iluminado e ficou totalmente rosa. No entanto, o movimento só ganhou força no país a partir de 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Segundo o Instituto Neo Mama, o nome da campanha: “Outubro Rosa”, remete à cor de um laço que simboliza, a luta contra o câncer de mama e câncer de colo de útero, estimulando a participação da sociedade civil, empresas e entidades.

Blog Roberto Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas