Bebês prematuros viram super-heróis no Hospital Regional Norte, em Sobral - CONEXÃO NOTÍCIA - Wellington Marques

Últimas

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Bebês prematuros viram super-heróis no Hospital Regional Norte, em Sobral


Os bebês do serviço de Neonatologia do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, se tornaram super-heróis na segunda-feira, 8, em uma ação de humanização que ressalta a força e resistência dos pequenos. “Os prematuros são super-heróis porque apesar de tão frágeis, são muito resistentes e lutam para sobreviver. Temos muitas histórias felizes que nos impulsionam e nos motivam”, ressalta a coordenadora da Neonatologia do HRN, a enfermeira Maria Cristiane Soares de Lemos.

Em cinco anos, mais de seis mil bebês foram atendidos na Neonatologia do HRN, que contempla a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), a Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e a Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa). São 49 leitos, dos quais 10 na UTI Neonatal, 30 na UCI Neonatal e nove na Canguru. São atendidos pacientes de 55 municípios da Região Norte do estado do Ceará.

Humanização e cuidado

Na Unidade Neonatal do HRN, além de todos os cuidados de saúde necessários, os bebês contam com diversas ações de humanização, como a musicoterapia, que proporciona o relaxamento do bebê prematuro, melhora a saturação do oxigênio, a regulação da frequência cardíaca, o sono, a sucção não-nutritiva e o ganho de peso.

Há ainda a redeterapia, técnica na qual os bebês mais estáveis são colocados em redes produzidas para o tamanho deles, dentro da incubadora, ajudando a criança a adquirir uma posição mais confortável, semelhante a que estava no útero materno. A incubadora é aquecida e umidificada, com pouca luminosidade e quase sem ruídos para simular o ambiente do útero materno e promover o crescimento e desenvolvimento do recém-nascido prematuro. Os bebês também contam com suporte respiratório e nutricional. “Eles precisam de um aporte nutricional porque têm baixo peso e demandam muita energia para se formar”, explica Cristiane.

Já o Método Canguru promove a aproximação entre família e bebê através do contato pele a pele, estimula o desenvolvimento e ajuda na recuperação de bebês de baixo peso e prematuros.


Blog Dom Expedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas