Alckmin tem o pior desempenho de um tucano na disputa presidencial - CONEXÃO NOTÍCIA - Wellington Marques

Últimas

Post Top Ad

Responsive Ads Here

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Alckmin tem o pior desempenho de um tucano na disputa presidencial


O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, foi o tucano com menor índice de votos desde 1988, quando a Constituição determinou que as eleições tornariam a ser decididas pelo voto direto da população. Com 99% das urnas apuradas, o tucano recebeu 5.065.020 votos, equivalente a 4,78% do total válido. Assim, ele ficou na quarta colocação entre os candidatos ao Palácio do Planalto, atrás de Jair Bolsonaro (PSL), Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Em 1989, o candidato tucano à Presidência foi Mário Covas. À época, ele obteve 7.790.392 votos e também ocupou a quarta colocação nas eleições. À frente dele, Fernando Collor (PRN), Lula (PT) e Lenoel Brizola (PDT). Covas teve índice de 11,51% dos votos válidos do pleito.

O impeachment do então presidente da República Fernando Collor, em 1992, e o sucesso do Plano Real criado pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), fizeram com que as eleições de 1994 fossem vencidas pelo tucano ainda no primeiro turno. FHC teve 34.314.961 votos, correspondente a 54,24% dos votos válidos, terminando as eleições com grande vantagem à frente de Lula (PT), segundo colocado.

Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas