80 animais já foram atendidos no Programa de Castração de Cães e Gatos - CONEXÃO NOTÍCIA - Wellington Marques

Últimas

Post Top Ad

Responsive Ads Here

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

80 animais já foram atendidos no Programa de Castração de Cães e Gatos


O Programa de Castração de Cães e Gatos, iniciado há três semanas pela Prefeitura de Sobral, já esterilizou 80 animais, entre cães e gatos. As cirurgias, que acontecem nas terças e sextas-feiras, têm como objetivo realizar o controle populacional desses animais, em sua maioria sem raça definida (SRD). O programa prevê serviços relacionados a procedimentos pré-operatórios (exames laboratoriais, hemograma completo, tricotomia e internação), trans-operatório (cirurgia de esterilização para fêmeas e machos) e pós-operatório (assistência ao animal até a retirada dos pontos), microchipagem e outros tratamentos.
De acordo com Sara Caranha, veterinária da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA), o controle populacional de animais de rua previne zoonoses (doenças infecciosas em animais capazes de serem transmitidas para o ser humano). Além disso, a castração de fêmeas diminui a incidência de câncer de mama, problemas no útero e reduz a agressividade nos animais. Nos machos, a esterilização faz reduzir brigas por território e por fêmeas. Por ficarem mais quietos, há uma redução de atropelamentos.
Para ter acesso aos serviços, é necessário realizar um cadastro, de forma presencial, junto a AMA (Av. Euclides Ferreira Gomes, nº 825, Coração de Jesus), apresentando xerox do RG, CPF, comprovante de residência e documento comprobatório de baixa renda. A ação atende à lei municipal nº 1.671, de 4 de outubro de 2017, que institui a Política Municipal de Bem-Estar e Proteção Animal.

Ismerino Mendes

Esta realização foi possível, graças a um projeto de indicação do então vereador, Ismerino Mendes que, ao lado do seu filho, Ismael Thomaz, um dos grandes defensores da causa animal em Sobral, entrou com este pedido junto ao Poder Municipal e que agora é realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas