Camilo vence no 1º turno e Ibope confirma acerto de Camilo no acordo com Eunício - CONEXÃO NOTÍCIA - Wellington Marques

Últimas

Post Top Ad

Responsive Ads Here

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Camilo vence no 1º turno e Ibope confirma acerto de Camilo no acordo com Eunício

                                                                                                                  Os números da segunda pesquisa do Ibope sobre as intenções de voto ao Governo do Estado e ao Senado Federal mostram o acerto da aliança entre o Governador Camilo Santana (PT) e o senador Eunício Oliveira (MDB). O Ibope revela que Camilo está com 69% de apoio dos eleitores, garantindo uma vitória folgada no primeiro turno contra o candidato do PSDB, General Theophilo Gaspar, que soma apenas 7% de intenções de voto.
Candidato à reeleição, Eunício tem 39% dos votos, bem atrás do líder da pesquisa Cid Gomes (PDT), que recebe apoio de 64% dos cearenses na corrida ao Senado. Serão eleitos, em 2018, dois senadores. A primeira vaga de senador está, pelos números do Ibope, garantida a Cid Gomes, principal sustentáculo da reeleição de Camilo Santana.
Cid é o responsável pela articulação política que proporcionou a Camilo o palanque com o MDB de Eunício e o apoio de mais de 170 dos 184 prefeitos do Ceará. A aliança envolve, além do PT, PDT e MDB, outros 19 partidos, o que neutralizou a oposição a Camilo Santana. A avalanche de siglas em direção ao Palácio da Abolição isolou o PSDB que, sob a liderança do senador Tasso Jereissati, conseguiu apenas o PROS como aliado na corrida ao Governo do Estado.
O acordo do PDT com o MDB e o PT tem o aval de Cid e do irmão Ivo, prefeito de Sobral, mas é duramente criticado pelo presidenciável Ciro Gomes. A coligação, porém, ao tirar forças da oposição, deu fôlego e tranquilidade na  caminhada  para Camilo Santana ser reeleito no primeiro turno da eleição, marcado para o próximo dia 7 de outubro.
De acordo com o Ibope,  foram ouvidos 1.204 eleitores, em 60 cidades, com 16 anos ou mais, entre os dias  21 a 23 de setembro, e a pesquisa foi registrada no TRE com o protocolo CE-09888/2018. Os votos brancos e nulos passaram de 17% para 13%. O índice “não sabe/não respondeu” passou de 9% para 6%. O Ibope apresenta, ainda, Hélio Góis (PSL),   com 2%; Ailton Lopes (PSOL),   Francisco Gonzaga (PSTU), cada, com 1%.  que também caiu de 2% para 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Páginas